Como investir em tesouro direto
Tesouro direto é um título emitido pelo governo federal. Por esse motivo, o risco dessa operação é muito baixo, uma boa opção para o investidor que é mais conservador, ou até mesmo para deixar a reserva de investimento. Nesta aplicação, você recebe o dinheiro acrescido de juros na data de vencimento, que é definida no momento da compra. Muitas pessoas também optam pelo tesouro direto invés da poupança.
COMO FUNCIONA O TESOURO DIRETO?
Para começar, é importante lembrar que o tesouro direto é um tipo de renda fixa. Pode-se começar investir com valores baixos, a partir de R$ 30,00. Ele é emitido pelo Tesouro Nacional e a remuneração pode ser prefixada, pós-fixada ou até mesmo híbrida. Qualquer pessoa pode investir nesse título.
O tesouro direto é uma boa opção para quem está começando a investir e também para quem quer diversificar a carteira. Como os juros no cenário atual estão baixos, esse título tende apresentar um retorno menor, mas isso não significa que seja ruim, depende muito do seu objetivo e do seu perfil.
Sobre o retorno, é importante levar em conta que a inflação está estimada em 4,37% ao ano, isso segundo o Boletim Focus do dia 11 de janeiro de 2021. Isso pode tornar os rendimentos dos títulos atrelados ao tesouro direto mais atrativo. Não só isso, o Tesouro IPCA +, que está indexado à inflação, conta com uma parte prefixada, isso significa que pode aumentar a rentabilidade do investimento.
VANTAGENS DE INVESTIR EM TESOURO DIRETO
Há várias estratégias que você pode usar para fazer seus investimentos. Dependendo de quais são elas, o tesouro direto pode ser uma boa opção para você. Uma das vantagens desse ativo é a facilidade. Para investir em tesouro direto o investidor apenas precisa ter um aparelho que tenha acesso a internet e ter uma conta em uma instituição financeira, como a XP Investimentos. Todos os dias são disponibilizados títulos em horários definidos tanto para comprar como para a venda.
Outra vantagem é a liquidez diária. Você pode solicitar o resgate do seu investimento a qualquer hora. Nesse caso, o governo recompra os títulos e, em um dia útil, o dinheiro já está na sua conta.
O tesouro direto também oferece segurança para quem investe. Pode ser considerado até mesmo mais seguro do que a poupança por ser emitido pelo governo, órgão máximo do Brasil. Como a possibilidade do Estado falir é mais baixa do que muitos bancos, por exemplo, o tesouro direto se torna um investimento muito seguro.
DESVANTAGENS DE INVESTIR EM TESOURO DIRETO
A maior parte dos investimentos possui taxas e impostos e o tesouro direto não foge da regra. O valor é definido de acordo com o valor investido e o prazo de aplicação. Já a rentabilidade, é mais atrativa para os investidores que mantêm o título até o prazo de vencimento. Caso retire o investimento antes, você corre o risco de receber um valor menor do que foi investido.
Outro ponto a ficar atento é que quando a taxa Selic sobe, o preço dos ativos diminuem. Caso isso aconteça, quando você vender os seus papéis, pode acontecer perda do seu capital. Mas o contrário também pode acontecer: a taxa Selic diminuir e o preço dos ativos aumentarem. Por isso, é importante ficar sempre atento às flutuações do mercado.
COMO INVESTIR EM TESOURO DIRETO EM 2021
Primeiro você precisa conhecer profundamente o seu perfil de investidor, seus objetivos e metas. Aqui na YOUprime Investimentos você pode investir no tesouro direto. Vamos oferecer um atendimento totalmente personalizado, ajudamos você entender qual é o seu perfil e sugerimos as melhores opções para você fazer seu patrimônio crescer cada dia mais. Fale conosco, ligue para (41) 3039-4085 ou envie WhatsApp para (41) 99128-2109
LEIA MAIS:
Como começar a investir em renda fixa?