DIVERSIFICAR COM FUNDOS DE INVESTIMENTOS
Em tempos de Selic em baixa, diversificar se tornou ainda mais necessário para qualquer investidor que quer aumentar a sua renda.
Os fundos de investimentos são uma boa opção para quem quer diversificar mais a carteira e aumentar o patrimônio. Alguns são mais simples, ideais para quem quer sair da poupança e começar a fazer aplicações mais rentáveis, assim como têm os mais complexos que exigem um pouco mais de conhecimento de mercado. Assim, Fundos de Investimentos são opções que costumam agradar os mais diversos tipos de investidores.
O QUE SÃO FUNDOS DE INVESTIMENTOS
É um tipo de aplicação financeira que vai reunir um grupo de cotistas, ou seja, investidores. Assim, pode-se investir em uma série de ativos variados do mercado. Pode ter Títulos de Renda Fixa, Títulos Públicos, Imobiliários, Títulos Cambiais, Ações, Multimercados e muito mais. Se você ver que o fundo é bastante diversificado, menor será o seu risco.
Com a Selic em baixa, atualmente em 2%, cada vez mais os brasileiros investem em fundos e isso não é de hoje. No Brasil, em 2019, os fundos somaram um patrimônio de quase R$ 5,2 trilhões, segundo a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Em 2020, esse número com certeza terá aumento.
COMO FUNCIONAM OS FUNDOS DE INVESTIMENTOS
O dinheiro aplicado no Fundo de Investimentos é transformado em cotas. Então, cada investidor terá um número de cotas proporcional ao valor que foi investido. Todos os dias, esse valor é atualizado e um novo cálculo do saldo do cotista é realizado multiplicando o número de cotas compradas pelo valor da cota do dia. Todos os recursos aplicados por diferentes cotistas resulta no patrimônio de um Fundo de Investimento.
A ESTRUTURA DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS
A estrutura dos fundos envolve diferentes instituições e profissionais. Os cotistas são um deles. Eles são os investidores e, além deles, tem um gestor. É ele quem vai decidir quais os investimentos que vão ser feitos. Este profissional montará uma estratégia e vai levar em conta pontos como retorno, risco e liquidez, sempre obedecendo as diretrizes do grupo
Enquanto isso, o fundo também tem um administrador. É ele quem vai se certificar do funcionamento e também vai divulgar os valores das cotas diárias, informações relevantes e comunicados para todos os cotistas. Já o custodiante é responsável por movimentar as ações dos investidores na central depositária. O distribuidor é aquele que vende as cotas dos fundos no mercado.
VANTAGENS DE INVESTIR EM FUNDOS DE INVESTIMENTOS
Na YOUprime Investimentos, sempre sugerimos a diversificação. E, com fundos, esta é uma ótima forma de diversificar em vários setores da economia. Mas esta é apenas uma das vantagens, veja mais:
- Gestão especializada: ter um profissional como gestor melhora as condições para uma tomada de decisão muito mais assertiva;
- Liquidez: o investidor pode resgatar suas cotas com certa rapidez;
- Praticidade: o cotista não precisa acompanhar a liquidez dos ativos que integram o Fundo de Investimentos;
- Portabilidade: algumas categorias de fundos, como os de previdência, permitem que você mude no meio do processo caso estiver insatisfeito. A única regra a ser obedecida é manter a modalidade da aplicação. Se tiver planos do tipo PGBL só podem ser trocados por outros PGBL, assim como para os planos VGBL.
- Redução do custo de corretagem: estes são divididos entre todos os cotistas.
DIFERENÇA ENTRE FUNDOS ABERTOS OU FECHADOS
A principal diferença é que nos fundos abertos, tanto a aplicação quanto o resgate, pode ser feito nas instituições responsáveis pela distribuição das cotas, como na própria YOUprime, quando o investidor quiser. Já nos fundos fechados, a história é outra. O resgate é em momentos específicos.
Nos fundos fechados, a retirada tem data exata para acontecer, que é o prazo de encerramento do fundo, geralmente, alguns anos depois. Se caso você quiser fazer o resgate antes, como cotista, você terá que vender a sua parte para outros investidores. Isso acontece em mercados organizados de bolsa ou balcão.
Para fazer parte deste fundo, novos investidores são admitidos durante o “período de captação”. Depois de encerrado, outros cotistas não são aceitos, nem novos investimentos pelos antigos investidores. Estes só vão poder retornar aplicar no fundo quando houver outra “rodada de investimentos”.
CHECKLIST DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS
Antes de investir em Fundos de Investimentos, é recomendado você ficar atento a:
- Política de investimentos. Você pode encontrá-la na lâmina e no regulamento da carteira;
- Acompanhar o histórico do fundo e do gestor. Preste atenção como foram as reações em momentos de estresse do mercado;
- Verificar as taxas de administração e a possível existência de outros custos;
- Conferir se o valor do investimento condiz com o que você quer investir;
- Analisar todas as condições de resgate.
ASSESSORIA PARA A VIDA INTEIRA É COM A YOUPRIME
Tenha assessoria totalmente personalizada de acordo com o seu perfil de investidor e também com o seu objetivo. Tudo alinhado com seu momento de vida. Tenha acesso aos produtos XP Investimentos, profissionais com experiência de mercado e, aqui, a última palavra é sempre a sua.
Entre em contato com a gente. Ligue (41) 3039 4085 ou envie WhatsApp para (41) 9 9128 2109. Tenha a melhor assessoria de investimentos com quem entende de mercado. Fale com a YOUprime.