Notícias

18/05/2021

PROFISSÃO DO FUTURO: número de agentes autônomos cresce 50%

Segundo dados da B3, o número de contas na bolsa de valores do Brasil chegou a 3,5 milhões de investidores em março de 2021. É fato que o brasileiro carece de educação financeira e, quando o assunto é investimentos, o conhecimento ainda é menor e o medo de perder o patrimônio é grande. É neste ponto fundamental que o agente autônomo de investimentos entra para auxiliar.

Quase 15 mil novos profissionais

assessor de investimentos

Foram 14.400 agentes autônomos de investimentos (AAIs) credenciados de acordo com a Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras (Ancord) até o final de abril de 2021. No entanto, o número ainda é baixo considerando o potencial de investidores que o Brasil pode ter.

Até abril deste ano, foram 1.616 novos AAIs. Durante todo 2020, foram 3.179. Se for feita uma relação com dezembro de 2019, o número atual de agentes autônomos credenciados aumentou 50%. Se voltarmos um pouco mais no tempo, em 2018, existiam apenas 6.634 AAIs cadastrados na Ancord. Em comparação com hoje, o número cresceu 117%.

No Brasil, segundo o censo realizado em 2019, a população é de 211 milhões de habitantes. Muitas destas pessoas apenas investem na poupança por não conhecerem o mercado de investimentos. Com a Selic em baixa, muitos brasileiros estão migrando para a renda variável e a procura por um assessor de investimentos cresce.

O que faz um agente autônomo de investimentos (AAI)?

Ao todo, são 11.406 AAIs credenciados. Destes, 80% estão vinculados a uma instituição financeira. Conforme norma da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o agente autônomo só pode atuar se estiver vinculado com uma destas empresas.

A CVM define os objetivos principais do AAI como prospectar e captar clientes para as instituições financeiras, fornecer informações precisas dos produtos oferecidos e também receber e registrar o pedido do respectivo investidor.

É importante ressaltar que o agente jamais faz a escolha pelo cliente. Isto é, não pode realizar serviços de administração de carteira, consultoria ou análise de valores mobiliários. O assessor está ali para explicar e auxiliar o investidor em cada passo para que, no final, o cliente tome a decisão mais adequada.

Como saber se meu assessor de investimentos é credenciado pela CVM?

Na YOUprime Investimentos, todos os assessores estão devidamente credenciados pela CVM. Você pode conferir no site da CVM clicando aqui ou então na Ancord, clicando aqui

Como posso me tornar um assessor de investimentos?

assessora de investimentos

Você pode ser um agente autônomo na YOUprime com a XP Investimentos. Oferecemos capacitação para você fazer parte da profissão do futuro e crescer junto conosco. Saiba mais conversando com nossa equipe por WhatsApp no (41) 9 9128-2109 ou então clique aqui e inscreva-se.

Voltar

Desenvolvido por Across